A estrutura da ponte metálica provisória que restabelecerá o tráfego entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis sobre o Rio Caí chegou ao canteiro de obras na tarde desta terça-feira (11). A carga, transportada pelo Exército brasileiro em 21 veículos pesados, incluindo sete bitrens, partiu da cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, e passou por Lages (SC) até concluir o trajeto na Serra Gaúcha.

 

Segundo o capitão Luís Carlos Henrique dos Santos, na manhã desta quarta (12), um efetivo de 73 militares do 9° Batalhão de Engenharia de Combate, sediado no município sul-matogrossense, trabalha no desembarque do material para, na sequência, começar a montagem dos módulos.

 

No entanto, as equipes aguardam a empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizar o serviço de terraplanagem das cabeceiras, nos lados de Vila Cristina e São José do Caí. A previsão é que o lançamento da ponte tenha início na segunda-feira (17).

 

“Disseram que finalizam esse aterro até domingo (dia 16) para que a gente comece a lançar a ponte na segunda-feira. Entretanto, nossas tropas já estão fazendo o desembarque do material, e já vão começar a montar os módulos dela no canteiro. À medida que ficar pronto (as cabeceiras), já avançamos um pouco mais na construção efetiva dela, então ganhamos tempo”, informou o capitão.

 

A ponte, denominada Logistical Support Bridge (LSB), resiste até 80 toneladas e possui 60 metros de comprimento. Esta é a alternativa encontrada pelo governo federal para retomar o trânsito enquanto ocorrem as obras para construção da travessia definitiva na BR-116. A estrutura original cedeu parcialmente em decorrência das chuvas há exato um mês, em 12 de maio, bloqueando o tráfego desde então.

 

O prazo estimado pelo Exército para conclusão da instalação da ponte metálica provisória, caso não haja interrupções causadas por adversidades climáticas, por exemplo, é de 12 a 15 dias.

 

“Fatores climáticos influenciam. Se chover muito, atrasa o movimento da tropa. Se tivermos algum problema na questão das cabeceiras, por conta de força de água que está descendo, pode atrasar a obra. Mas, acreditamos, se tudo correr bem, se não houver intempéries, em 12 a 15 dias no máximo essa ponte poderá estar na posição com fluxo restabelecido“, complementa Luís Henrique.

 

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12 de junho de 2024

A estrutura da ponte metálica provisória que restabelecerá o tráfego entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis sobre o Rio Caí chegou ao canteiro de obras na tarde desta terça-feira (11). A carga, transportada pelo Exército brasileiro em 21 veículos pesados, incluindo sete bitrens, partiu da cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, e passou por Lages (SC) até concluir o trajeto na Serra Gaúcha.

 

Segundo o capitão Luís Carlos Henrique dos Santos, na manhã desta quarta (12), um efetivo de 73 militares do 9° Batalhão de Engenharia de Combate, sediado no município sul-matogrossense, trabalha no desembarque do material para, na sequência, começar a montagem dos módulos.

 

No entanto, as equipes aguardam a empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizar o serviço de terraplanagem das cabeceiras, nos lados de Vila Cristina e São José do Caí. A previsão é que o lançamento da ponte tenha início na segunda-feira (17).

 

“Disseram que finalizam esse aterro até domingo (dia 16) para que a gente comece a lançar a ponte na segunda-feira. Entretanto, nossas tropas já estão fazendo o desembarque do material, e já vão começar a montar os módulos dela no canteiro. À medida que ficar pronto (as cabeceiras), já avançamos um pouco mais na construção efetiva dela, então ganhamos tempo”, informou o capitão.

 

A ponte, denominada Logistical Support Bridge (LSB), resiste até 80 toneladas e possui 60 metros de comprimento. Esta é a alternativa encontrada pelo governo federal para retomar o trânsito enquanto ocorrem as obras para construção da travessia definitiva na BR-116. A estrutura original cedeu parcialmente em decorrência das chuvas há exato um mês, em 12 de maio, bloqueando o tráfego desde então.

 

O prazo estimado pelo Exército para conclusão da instalação da ponte metálica provisória, caso não haja interrupções causadas por adversidades climáticas, por exemplo, é de 12 a 15 dias.

 

“Fatores climáticos influenciam. Se chover muito, atrasa o movimento da tropa. Se tivermos algum problema na questão das cabeceiras, por conta de força de água que está descendo, pode atrasar a obra. Mas, acreditamos, se tudo correr bem, se não houver intempéries, em 12 a 15 dias no máximo essa ponte poderá estar na posição com fluxo restabelecido“, complementa Luís Henrique.

 

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